Tipologias textuais – exercícios – Descomplica


Vamos aqui fazer alguns exercícios sobre tipologias textuais e interpretação de textos. Todos sabemos que este é um assunto muito importante em provas como o Enem e por isso mesmo estudar na prática acaba sendo de suma importância. vamos então fazer alguns exercícios e você poderá conferir os gabaritos depois de executar esta tarefa. Caso queira vez aulas em vídeo sobre este assunto, você tem a opção de acessar o maior site de vídeo-aulas da internet. Estou falando do Descomplica e no próximo link você poderá descobrir facilmente como assinar o Descomplica e os planos de pagamento facilitados.

LEIA O TEXTO IV PARA RESPONDER ÀS QUESTÕES DE 17 A 19.

A CASA MATERNA

exercício-enem-interpretacao-descomplica (4)Há, desde a entrada, um sentimento de tempo na casa materna. As grades do portão têm uma velha ferrugem e o trinco se oculta num lugar que só a mão filial conhece. O jardim pequeno parece mais verde e úmido que os demais, com suas plantas, tinhorões a samambaias que  a mão filial, fiel a um gesto de infância, desfolha ao longo da haste.

É sempre quieta a casa materna, mesmo aos domingos, quando as mãos filiais se pousam sobre a mesa farta de almoço, repetindo uma antiga imagem. Há um tradicional silêncio em suas salas e um dorido  repouso em suas poltronas. O assoalho encerado, sobre o qual ainda escorrega o fantasma da cachorrinha preta, guarda as mesmas manchas e o mesmo taco solto de outras primaveras. As coisas vivem como em prece, nos mesmos lugares onde as situaram as mãos maternas quando eram moças e lisas. Rostos irmãos se olham dos porta-retratos, a se amarem e compreenderem mudamente. O piano fechado, com uma longa tira de flanela sobre as teclas, repete ainda passadas valsas, de quando as mãos maternas careciam sonhar.

A casa materna é o espelho de outras, em pequenas coisas que o olhar filial admirava ao tempo que tudo era belo: o licoreiro magro, a bandeja triste, o absurdo bibelô. E tem um corredor à escuta de cujo teto à noite pende uma luz morta, com negras aberturas para quartos cheios de sombras. Na estante, junto à escada, há um tesouro da juventude com o dorso puído de tato e de tempo. Foi ali que o olhar filial primeiro viu a forma gráfica de algo que passaria a ser para ele a forma suprema de beleza: o verso.

Na escada há o degrau que estala e anuncia aos ouvidos maternos a presença dos passos filiais. Pois a casa materna se divide em dois mundos: o térreo, onde se processa a vida presente, e o de cima, onde vive a memória. Embaixo há sempre coisas fabulosas na geladeira e no armário da copa: roquefort amassado, ovos frescos, mangas-espada, untuosas compotas, bolos de chocolate, biscoito de araruta – pois não há lugar mais propício do que a casa materna para uma boa ceia noturna. E porque é uma casa velha, há sempre uma barata que aparece e é morta com uma repugnância que vem de longe. Em cima ficaram guardados antigos, os livros que lembram a infância, o pequeno oratório em frente ao qual ninguém, a não ser a figura materna, sabe por que queima, às vezes, uma vela votiva. E a cama onde a figura paterna repousava de sua agitação diurna. Hoje, vazia.

A imagem paterna persiste no interior da casa materna. Seu violão dorme encostado junto à vitrola. Seu corpo como se marca ainda na velha poltrona da sala e como se pode ouvir ainda o brando ronco de sua sesta dominical. Ausente para sempre da casa, a figura paterna parece mergulhá-la docemente na eternidade, enquanto as mãos maternas se faziam mais lentas e mãos filiais mais unidas em torno da grande mesa, onde já vibram também vozes infantis.

FONTE: http://www.vinicius-de-moraes.a-casa.buscaletras.com.br/ Vinícius de Morais.

Acessado em 12/05/2008.

QUESTÃO 17 (Descritor: identificar tipologia textual a partir de recursos de linguagem explorados na construção do texto.)

Assunto: Procedimentos de leitura / tipologia textual / construindo imagens: o discurso descritivo.

O texto de Vinícius de Morais é, PREDOMINANTEMENTE,

a) descritivo.

b) narrativo.

c) injuntivo.

d) dissertativo.

QUESTÃO 18 (Descritor: identificar e analisar recurso de linguagem explorado na construção do texto.)

Assunto: Recursos lingüísticos / construindo imagens: o discurso descritivo.

Entre os elementos que se encontram presentes na construção do texto, só NÃO está presente

a) o uso freqüente de adjetivos.

b) a linguagem figurada.

c) a subjetividade discursiva.

d) a sucessão temporal.

QUESTÃO 19 (Descritor: identificar e analisar recurso de linguagem explorado na construção do texto.)

Assunto: Procedimentos de leitura / recurso de construção de texto / construindo imagens: o discurso descritivo.

São recursos empregados pelo locutor na construção do texto, EXCETO

a) enumerações.

b) abundância de frases nominais.

c) metáforas.

d) eufemismos.

gabarito dos exercícios

QUESTÃO 17

A

QUESTÃO 18

D

QUESTÃO 19

B


Postar um comentário